Tudo sobre peeling: descubra como funciona o tratamento

Procedimentos que já se tornaram rotineiros na agenda de beleza de homens e mulheres, os peelings ainda geram muitas dúvidas no consultório do dermatologista. Do inglês “to peel”, que significa descamar ou descascar, o procedimento age destruindo as camadas superficial, média ou profunda da pele, promovendo a sua renovação. Nesse processo, é possível eliminar manchas, suavizar rugas e cicatrizes e reconquistar o brilho e a firmeza da pele que podem ter sido perdidos com a ação do tempo.

Como funciona?

Segundo a Dra. Luciana de Abreu, a chave é o preparo da pele antes do procedimento para garantir a penetração do peeling de forma homogênea, e também para reduzir os riscos de hipo ou hiperpigmentação pós-inflamatória depois do procedimento. “Geralmente, são prescritos cremes à base de ácido retinoico e hidroquinona, que é um potente clareador, para uso domiciliar noturno diariamente, por pelo menos duas a três semanas antes do procedimento”, diz.

Quais os benefícios?

O principal benefício dos peelings é a renovação da pele, principalmente das camadas superficiais. Assim, a ela fica com uma textura melhor, mais brilhosa e com menos manchas. Além disso, o procedimento ainda suaviza as rugas, contribuindo para uma pele mais jovem. Além disso, existem os peelings corporais, como os usados nas estrias.

Mas nem todos os tipos de peeling têm objetivos puramente estéticos. “Há aqueles peelings que são bastante secativos e anti-inflamatórios, muito indicados para casos de acne leve a moderada e oleosidade excessiva da pele”, explica a Dra. Luciana.

 

Os cuidados pós-procedimento

Como um procedimento mais intenso para a pele, o paciente deve ter alguns cuidados. O principal deles é evitar a exposição ao sol, e, em casos inevitáveis, fazer uso de filtro solar sem álcool. Além disso, aplicar compressas de chá de camomila gelado na região ajudam a pele a se acalmar e se regenerar melhor. Descamações são normais nos dias seguintes ao procedimento, mas a recomendação da Dra. Luciana é que a pele que descama não seja removida.

Tudo sobre peeling: descubra como funciona o tratamento
Todos os direitos reservados à Dra. Luciana de Abreu.
Desenvolvido e Administrado por Visana Comunicação