Como e por que se formam as rugas?

Quando falamos em rugas, muito se sabe sobre as opções que temos de tratamentos para eliminá-las. Mas você sabe como e por que elas se formam?

Segundo a Dra. Luciana de Abreu, existem dois tipos de rugas: as dinâmicas e as estáticas. As dinâmicas se formam a partir de movimentos dos músculos faciais da mímica facial, e só aparecem quando mexemos o rosto (sorrindo, fazendo caretas, etc.). Já as estáticas são as linhas e sulcos que permanecem como fissuras na pele, visíveis mesmo quando estamos com a expressão facial em repouso ou seja, em repouso.

No entanto, as razões para o aparecimento das rugas são diversos. “O envelhecimento da pele envolve fatores extrínsecos, principalmente o sol e radiação ultravioleta; e os fatores intrínsecos, que são relacionados à genética e envelhecimento ou senescência celular cronológica”, explica a Dra. Luciana.

O sol é conhecido como um dos maiores fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A exposição solar excessiva e sem proteção adequada dá um tom amarelado, opaco e sem viço à pele, além de provocar o surgimento de manchas escuras e aumentar a flacidez da pele por conta da perda de sustentação das fibras colágenas que a sustentam. Além disso, podem surgir lesões pré-cancerígenas ou até mesmo cancerígenas em decorrência da exposição solar desprotegida. O câncer de pele é, inclusive, o tipo de câncer mais comum no Brasil.

Dependendo do tipo de rugas, o tratamento varia.  A Dra. Luciana frisa que em todos os casos é necessária uma avaliação criteriosa para que os resultados obtidos sejam os melhores possíveis.  “A avaliação dermatológica é fundamental para definir o tipo de ruga, e direcionar o melhor tratamento”, diz.

O tratamento varia de acordo com o tipo de ruga. Para as dinâmicas, costuma-se usar o botox. “As aplicações de botox são fundamentais para prevenir o aprofundamento desse tipo de ruga, evitando que elas se tornem estáticas. Então, quando a pele começa a mostrar as primeiras linhas finas de rugas estáticas, é uma boa hora para começar as aplicações de botox. Assim, conseguimos prevenir rugas profundas e deixar a pele lisa novamente”, explica a dermatologista.

Já as rugas estáticas são tratadas geralmente com aplicações de ácido hialurônico, que suavizam e volumizam a pele e estimulam a hidratação e a produção de colágeno no local. Os tratamentos das rugas podem, ainda, ser associados a outros tratamentos como peelings, lasers, luz pulsada e microagulhamento para potenciar os resultados.
Como e por que se formam as rugas?
Todos os direitos reservados à Dra. Luciana de Abreu.
Desenvolvido e Administrado por Visana Comunicação